Saúde do Idoso




 Muitas pessoas ao se aposentar, ver os filhos saírem de casa e as pessoas próximas falecerem, sofrem com o chamado “ninho vazio”. A falta de envolvimento com atividades, como cuidar de alguém ou de algo, pode influenciar negativamente sobre a saúde do idoso, principalmente no âmbito psicológico. Desta forma, é relevante visualizar os idosos sob uma ótica biopsicossocial e estimular seu engajado em atividades que proporcionem sentido à vida, a fim de estimular o bem estar integral.
Neste contexto, o terapeuta ocupacional possui um papel relevante, pois utiliza como recurso terapêutico, atividades significativas para o seu paciente. Por meio das atividades este profissional trabalha componentes físicos (força muscular, coordenação motora, equilíbrio), componentes cognitivos (atenção, concentração, memória, percepção), aspectos psicossociais e linguagem.
O terapeuta ocupacional atua na prevenção e promoção da saúde do idoso, assim como na reabilitação.
A atuação com idosos saudáveis visa prevenir o surgimento de doenças, melhorar a qualidade de vida do idoso e deixá-lo o mais independente possível.
Uma necessidade emergente com idosos com alto grau de dependência é a assistência domiciliar. Muitos idosos são acometidos por afecções incapacitantes que os restringem ao leito, assim, torna-se necessário que tais idosos sejam assistidos em suas residências. Muitos profissionais de saúde oferecem este serviço, conhecido como home care.
O atendimento domiciliar permite assistir o idoso dentro de sua realidade de vida, favorecendo o resultado da intervenção, pois permite visualizar o contexto físico e familiar em que o individuo realiza as atividades diárias, potencializando os resultados da intervenção, além de gerar mais conforto para família e para o próprio idoso que não precisam se locomover até uma clínica ou hospital.


4 comentários:

  1. Simone,

    Que bacana seu blog!
    Traz informações importantes de forma simples e fácil de entender.
    Logo se vê que você já é uma profissional competente e comprometida com o bem-estar (biopsicossocial....hehehe...brincadeira!) das pessoas.
    Está de parabéns!

    Espero trabalhar novamente com você!

    Abraços,

    Júlia Dias

    ResponderExcluir
  2. Oi Júlia, saudades de você moça.

    Gostei de ter lembrado do biopsicossocial..rsrsrs...

    Que bom que gostou do blog, muita coisa aprendi com vc e com a turma do PET-saúde.

    Espero trabalhar com você também, quem sabe né? você formando agora...

    Abraços,

    Simone França.

    ResponderExcluir
  3. Olá Simone,
    Infelizmente a nossa saúde esta doente e falida, e quem esta no comando é mais doente ainda da a impressão de que eles não enxergam e que não vão um dia ficarem idosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfeu, realmente a saúde do nosso país está longe do ideal. A assistência a população, principalmente aos idosos, ainda é muito precária.
      Poucas cidades estão atentas à saúde do idoso. Hoje existem vários projetos que visam a promoção da saúde do idoso, como os grupos de terceira idade e as academias da cidade. Em Belo horizonte os idosos têm algum suporte, mas na maioria das cidades eles estão à merce da precariedade.
      Por isto é importante a participação da população nos conselhos de saúde, pois é a nossa voz que faz a diferença.

      Muito Obrigada pela participação,

      Grande Abraço,

      Simone.

      Excluir